insuficiência cardiaca
A insuficiência cardíaca direita (ICD) se apresenta em decorrência de falência crônica da função ventricular direita. Como o ventrículo direito funciona principalmente na forma de capacitância estes fenômenos ocorrem de forma lenta e gradual. Surgem Sinais e sintomas de pressões elevadas e de congestão nas veias e capilares sistêmicos. Principais sintomas:
Ganho de peso inexplicado ( Aumentar muitos quilos em pouco tempo não necessariamente significa um aumento de gordura, podendo estar relacionado ao aumento de líquidos retidos no organismo.)
Edema dos tornozelo (Com o sangue retido passando em menor fluxo para os órgãos, os rins entendem como uma queda do volume sanguíneo e então passam a reter mais líquidos e sal(que funciona como uma esponja e retém líquido) para tentar encher as artérias causando assim mais acúmulo de água no organismo, e principalmente edema em membros inferiores.)
Ascite
Congestão hepática (Casos muito agudos, descompensados de IVD podem levará congestão hepática grave, manifestando-se como uma hepatite aguda: icterícia, hiperbilirrubinemia, aumento das transaminases e, eventualmente, insuficiência hepática. A ocorrência de cirrose hepática cardiogênica é rara, pois a gravidade da cardiopatia costuma levar o paciente ao óbito antes de haver cirrose. Nos casos de pericardite constrictiva. entretanto, não é incomum a cirrose hepática cardiogênica)
Veias jugulares distendidas (O sinal mais fidedigno e precoce da IVD é a turgência jugular patológica e o aumento da pressão venosa central (PVC), estimada clinicamente pela altura máxima do pulso jugular no paciente a 45°. O pulso venoso pode apresentar alterações em seu aspecto: aumento da onda A, devido às altas pressões de enchimento no VD ou a presença da onda V gigante, consequente à insuficiência tricúspide secundária à dilatação do VD. A incapacidade do VD insuficiente de aumentar o seu retorno venoso na inspiração, pode