CHARLES DARWIN
RESUMO
Charles Robert Darwin foi um naturalista inglês que, a partir de observações de milhares de espécies animais e vegetais criou diversas teorias a partir das origens das espécies, sua adaptação e os fatores que influenciavam tanto na extinção quanto na sobrevivência de uma espécie.
PALAVRAS-CHAVE: evolucionismo; Darwin; naturalismo.
TEXTO DO TRABALHO
Charles Robert Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês que nasceu em uma família culta. Darwin entrou como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul. Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos.
Na viagem do Beagle, Darwin notou que um mesmo animal tinha características próprias de uma região para outra. O mesmo acontecia em espécies separadas pelo tempo, como demonstravam os fósseis. Na época, as ideias evolucionistas se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais. O evolucionismo, porém, já era uma corrente importante na biologia. Animado ao conhecer o trabalho do zoólogo Alfred Russel Wallace que chegava a conclusões semelhantes, Darwin publicou, em 1859 seu livro conhecido hoje como “A Origem das Espécies”.
Nesse livro Darwin propunha cinco teorias:
• Teoria do ascendente comum:
Ciente de que a evolução não cria mecanismos particulares para qualquer espécie, entendeu que um ancestral devia descender de outro: "Todas as nossas plantas e animais descendem de algum ser no qual a vida surgiu antes".
• Teoria da evolução:
Segundo ela as espécies se transformam no decorrer do tempo, pois o mundo não se encontra em equilíbrio estático.
• Gradualismo:
As transformações evolucionistas ocorrem gradualmente, nunca aos saltos. Para explicar como as espécies em nossa volta estão muito bem adaptadas às