Charles darwin
O filme conta a história do cientista Charles Darwin, um homem casado com sua prima e pai de 4 filhos, dentre eles a pequena Annie, com quem possui maior afinidade.
Escritor, Darwin escreve um livro intitulado “A origem das espécies”, onde retrata a teoria da evolução, porém, publicar este livro seria como “matar Deus”, algo que afeitaria não só ele, mas sua família também.
Annie fica doente, e após sua morte, seu pai (Charles) em alguns momentos se culpa pela morte da filha. “Conversa” com ela e lembra-se de tudo o que ela viveu durante um tratamento que também faz por estar doente. Ao ver que havia se afastado de sua esposa e de seus filhos, Darwin tenta reparar isso, e também pede para que sua esposa leia seu livro e decida se este deve ser publicado ou não. Pela decisão de sua esposa, o livro é enviado para a gráfica.
1) Comente os dilemas enfrentados por Darwin prestes a publicar as suas pesquisas sobre “A origem das espécies“.
A morte de sua filha; sua doença e principalmente sua teoria que como resumiu seu editor, “praticamente “assassinaria Deus”, prejudicando o que restava de harmonia na família, no casamento e também em seu íntimo, foram os dilemas enfrentados por Darwin, diante da publicação de suas pesquisas.
2) Darwin era uma pessoa religiosa? Comente.
Não muito, acreditava mais em suas teorias, e após a morte de sua filha Annie perdeu sua fé no cristianismo.
3) Como era a relação de Darwin com sua família?
Tinha um bom relacionamento com sua esposa, porém, de todos os seus filhos, se relacionava melhor com Annie, que era parecida com ele.
Após a morte de sua filha, ele se afastou de sua esposa e de seus filhos.
4) Em que momentos Darwin se culpa pela morte da filha?
Durante várias vezes ele “vê” e “conversa” com sua filha e se culpa pela morte dela quando fica doente e passa pelo mesmo tratamento que a filha passou.
5) Que diferenças havia nas