Geraçao de renda
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de Assistência Social, sendo organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate á Fome (MDS), e pala Secretária Nacional de Assistência Social. A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988. A partir de 1993, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é definida como Política de Seguridade Social, compondo o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e Previdência Social, com caráter de Política Social articulada a outras políticas do campo social.
A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo por objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência e o pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência.
O SUAS implantado em 2005, é um sistema constituído Nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e financiada pela três ações Federativas e pelo controle social exercido pelos conselhos de assistência social dos Municípios , Estado e União. A implantação do SUAS como um Sistema Único Nacional, trouxe para a Assistência Social maior organicidade entre os serviços e benefícios , programas e projetos, maior articulação entre as ações da União, Estado e Municípios, maior integração entre as politicas de Assistência Social e outras politicas.
O Sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social