Percepção
A percepção é o estudo de como integramos informações sensoriais para perceber os objetos e como, então, utilizamos estes perceptos (produto do processo perceptivo) para movimentarmos o mundo. Na visão, algumas funções do nosso sistema perceptivo são:
Reconhecimento do objeto: refere-se à determinação do significado de um objeto, e é crucial para a sobrevivência.
Localização espacial: refere-se a determinação da posição visual dos objetos, usamos esta função para navegar pelos ambientes.
Constância perceptiva: Manter constante a aparência dos objetos ainda que suas impressões na retina estejam sempre mudando.
Divisão do Trabalho no Cérebro
O Córtex Visual
No córtex existem mais de 100 milhões de neurônios que são sensíveis as informações visuais. A região mais importante do cérebro para o processamento visual é a área conhecida como córtex visual primário ou V1. Está localizado na parte de trás ou posterior do cérebro. Esta é a primeira região do córtex à qual os neurônios que enviam sinais do olho estão conectados. Todas as outras regiões visualmente sensíveis do córtex (mais de 30 regiões) estão conectadas aos olhos através da V1.
Os neurônios do V1 são sensíveis a muitas características contidas em uma imagem visual, tais como brilho, cor, orientação e movimento. E cada um destes neurônios é responsável pela análise de uma região muito diminuta da imagem. Estes neurônios se comunicam uns com os outros apenas em regiões muito pequenas. A vantagem desta disposição é que todo o campo visual pode ser analisado simultaneamente e com grande detalhamento. Porém o que falta a esta análise é a capacidade de coordenar as informações que não estão muito próximas na imagem.
Para realizar esta tarefa, os neurônios corticais enviam as informações da V1 para as muitas outras áreas do cérebro que analisam a informação visual. Cada uma dessas regiões é especializada em uma determinada tarefa, e estas também estão em contato