Insuficiência Cardíaca
•Varíola (Orthopoxvírus va-riolae):A transmissão ocorria de pessoa para pessoa por meio do convívio e geralmente pelas vias respiratórias.
-Prevenção:Erradicada no Brasil,essa doença tem como profilaxia a aplicação de vírus vivos atenuados,por via subcutânea.
•Poliomielite (Poliovírus ou Paralisia Infantil):O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados,e se multiplica no intestino,de onde se pode invadir o sistema nervoso.
-Prevenção:Vacina Sabin.
•Sarampo (Morbillivirus-família:Paramynoviridae):É transmitido diretamente de pessoa a pessoa,através das secreções nasofaringes,expelidas ao tossir,espirrar ,falar ou respirar.Tem sido descrita,também o contágio por dispersão de gotículas com partículas virais no ar,em ambientes fechados como,por exemplo:escolas,creches e clínicas.
-Prevenção:Vacina.A primeira dose deve ser administrada no bebê entre os 12 e 15 meses e a segunda entre os 4 e 6 anos de idade.
•Tétano Neonatal (Clostridium Tetani):Transmitido por contaminação durante a manipulação do cordão umbilical ou dos cuidados inadequados do coto umbilical,quando se utilizam substâncias,artefatos ou instrumentos contaminados com esporos.Não é doença contagiosa,portanto,não existe transmissão de pessoa a pessoa.
-Prevenção:A realização do pré-natal é extremamente importante para prevenir o Tétano Neonatal.
A principal forma de prevenir o Tétano Neonatal é a vacinação de todas as MIF (Mulheres em idade fértil) com esquema completo da vacina DT,gestantes e não gestantes entre 12 e 49 anos.
•Raiva Humana (Lyssavirus,da família Rhabdoviridae):A raiva é transmitida somente por animais mamíferos,geralmente através da mordida e arranhadura e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pela.
-Prevenção:Vacinação de gatos e cachorros.
•Difteria ou Crupe (Crynebacterium Diphteriae):A transmissão ocorre pelo contato direto com a pessoa doente ou com portadores assintomáticos da bactéria,através de