Pedofilia & Psicanálise
Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Humanas
Psicologia
Pedofilia & Psicanálise
Disciplina: Atuação em Psicologia da Saúde
Professora: Marcia Mara
Alunos: Vagner Ramos de Souza
Abril -2013
INTRODUÇÃO
A Psicologia da Saúde é uma das vertentes da Psicologia que aplica princípios e pesquisas psicológicas para melhoria das condições de vida, seja no tratamento ou na prevenção. “Suas áreas de interesse incluem condições sociais (como disponibilidade de serviços de saúde), fatores biológicos (como a longevidade da família e as vulnerabilidades hereditárias e certas doenças) e até mesmo traços de personalidade (como otimismo)” (Straub, pág. 21.).
O entendimento basilar da psicologia da saúde é que a saúde e a doença estão sujeitas as influências psicológicas. “Por exemplo, um fator fundamental para determinar o quanto uma pessoa consegue lidar com uma experiência de vida estressante é a forma como o evento é avaliado e interpretado” (Straub, pág. 43). Tendo esse foco, nada mais esperado que a psicologia da saúde venha a analisar a pedofilia sobre a perspectiva da saúde pública, já que a premissa de que a violência sexual infantil se trata de um sério problema de saúde pública é válida, considerando sua gravidade e os significativos índices de ocorrência.
PEDOFILIA
A pedofilia é um desvio da preferência sexual (fantasias, desejos e atos sexuais) em que a pessoa tem predileção pela prática de sexo com crianças ou pré-púberes.
Geralmente o pedófilo (aquele que pratica pedofilia) não é doente mental e tem plena consciência do que faz, embora em alguns casos a pedofilia possa ser considerada um transtorno mental.
PEDOFILIA & PSICANÁLISE
Hisgail afirma que, para o adulto, a pornografia infantil funciona como detonador de processos recalcados, mal resolvidos e, às vezes,