Insuficiência Cardíaca Congestiva
O que é
Insuficiência cardíaca (também chamada de ICC – Insuficiência Cardíaca Congestiva) é o comprometimento da capacidade do coração em bombear sangue para o corpo. A irrigação dos órgãos é prejudicada, pois o sangue começa a se acumular principalmente no fígado, pulmões, membros superiores e inferiores.
É uma doença progressiva e muito grave, geralmente crônica, que pode resultar em lesões e perdas de função devido à má distribuição de oxigênio e nutrientes.
Causas
As principais causas da insuficiência cardíaca são:
- Incapacidade do músculo cardíaco em bombear adequadamente o sangue para os demais órgãos do corpo (insuficiência cardíaca sistólica);
- Enrijecimento da musculatura cardíaca, dificultando o intumescimento (insuficiência cardíaca diastólica);
- Em pacientes idosos, outras patologias que possam desencadear ICC (outras disfunções cardíacas como hipertensão, infarto do miocárdio, doenças infecciosas ou auto-imunes, deficiências metabólicas;
- Em pacientes jovens, dilatação progressiva dos ventrículos desencadeada por quadros virais;
- Progressão da Doença de Chagas;
- Doença arterial coronariana.
Incidência
A insuficiência cardíaca é considerada um problema de saúde pela OMS. Segundo estudo do Sistema Único de Saúde (SUS), a ICC foi a principal causa de internações hospitalares no Brasil em 2009, com 300 mil pacientes internados.
Sinais e sintomas
- Cansaço extremo e falta de ar após esforço físico
- Tosse
- Edema nos membros inferiores (pés e tornozelos principalmente)
- Ganho de peso
- Pulso irregular ou rápido
- Palpitações
- Fadiga, fraqueza, desmaios
- Inapetência, indigestão
Alguns pacientes são assintomáticos.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para ICC são: fatores congênitos, hipertensão, diabetes, obesidade, anemia, disfunções cardíacas, doenças reumáticas, abuso de álcool e drogas .
Diagnóstico
O diagnóstico de ICC se dá através de história clínica, exames