insuficiecia renal
Insuficiência Renal A insuficiência renal está presente quando a excreção de água, eletrólitos e produtos do catabolismo é insuficiente porque a lesão renal impede os rins de manterem o meio interno normal do organismo. A insuficiência renal pode ter diversas causas, algumas das quais acarretam uma rápida diminuição da função renal, conhecida como insuficiência renal aguda, enquanto outras acarretam uma diminuição gradual e permanente da função renal, a insuficiência renal crônica. Neste estudo vamos ver a insuficiência renal crônica que é a patologia deste paciente.
Insuficiência Renal Crônica Trata-se de uma deterioração progressiva e irreversível ocorrida na função renal, em que a capacidade do organismo de manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico é falha resultante de uremia. Síndrome urêmica é a manifestação de disfunção crônica que leva ao acúmulo, no sangue, de substâncias normalmente excretadas na urina, causado pela redução da taxa de filtração glomerular.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Cuidados de Enfermagem com paciente portador da patologia insuficiência renal crônica:
Manter o equilíbrio hidroeletrolítico;
Manter o estado nutricional adequado;
Manter a integridade cutânea;
Manter a pele limpa e hidratada;
Evitar a constipação;
Estimular a atividade conforme a tolerância;
Estimular o reforço para o sistema de apoio social e mecanismos de adaptação para diminuir o impacto do stress da doença renal crônica. 2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO Este estudo de caso tem como objetivo inserir o aluno em contato com as rotinas de um técnico de enfermagem, observando uma determinada patologia, que acomete muitos pacientes, com o intuito de preparar o aluno, desde ter capacidade de desenvolver um simples contato com o paciente até realizar um estudo sobre sua patologia e aprender a formar um plano de cuidados melhor para beneficiar o paciente.
3. IDENTIFICAÇÃO
Iniciais do usuário: L. F.H.L.