Instrução normativa - segurança em laboratório
Segurança em Laboratório
1. Objetivo: 1.1. Estabelecer recomendações/diretrizes adequadas de Segurança em Laboratório na TERMO NORTE ENERGIA LTDA.
2.
Responsável(eis): 2.1. Laboratorista
3.
Considerações Gerais: 3.1. A instrução normativa de segurança em laboratório visa prevenir os acidentes e aumentar o nível de consciência dos profissionais que trabalham em laboratório de análise. O treinamento para execução das atividades e a prática dos procedimentos e cuidados de biossegurança são decisivos para a prevenção de acidentes; Qualquer acidente, quase acidente ou fator de risco, por menos que seja, deve ser comunicado ao responsável do laboratório e a segurança do trabalho. Em seguida implantar contramedida ao fato ocorrido após estudo para evitar recorrência; Permitir a entrada de pessoas estranhas no laboratório apenas quando necessário e após advertências dos riscos existentes e precauções para evitá-los; Perigo: propriedade ou condição inerente a uma substância ou atividade capaz de causar dano às pessoas propriedades ou meio ambiente; Risco: potencial de ocorrência de consequências indesejáveis decorrentes da realização de uma atividade; EPI: Equipamento de Proteção Individual; EPC: Equipamento de Proteção Coletiva; Aerossol: é dispersão, em partículas muito finas, de um líquido ou de uma solução num gás.
3.2.
3.3.
3.4.
3.5.
3.6. 3.7.
3.8.
4.
Referências Bibliográficas: 4.1. 4.2. NR 15 – Atividades e Operações Insalubres; NR 7 – PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; NR 9 – PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais.
4.3.
Emissão: 01 – 08/02/2012 / Revisão: 01 – 07/03/12
1/5
I NS T R UÇ ÃO N O R M AT IV A
Segurança em Laboratório
I – DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A. Recomendações Gerais: De Ordem Pessoal:
þ Sempre lavar as mãos e antebraços antes e após a jornada de trabalho;
þ Trabalhar com atenção, ordenadamente e com consciência das etapas do