Segurança do trabalho
O que você entende por Segurança do Trabalho?
CONTEÚDO:
A importância da segurança do trabalho na instituição; Trabalhos elaborados; Finalidade de cada trabalho.
Segurança do trabalho é a preservação da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, através da implantação dos programas de prevenção, onde são identificados os riscos existentes e providenciada a anulação total ou parcial destes.
Para aplicação dos programas de prevenção O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Criou em 08/06/1978 normas de Medicina e Segurança do Trabalho, denominadas Normas Regulamentadoras - NRs.
PROGRAMAS DE PREVENÇÃO:
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9; PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR - 7; CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR -5; Ergonomia NR - 17; LTCAT Instrução Normativa nº84/03; PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário Instrução Normativa nº 20/07 e 27/08.
PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Este programa tem como principal objetivo preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, através de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais como:
Riscos Físicos; Riscos Químicos; Riscos Biológicos.
PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS RISCOS FÍSICOS:
Ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes dentre outros. (Ruídos normalmente estão presentes em laboratórios de marcenaria, construção civil etc.)
PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS RISCOS QUÍMICOS:
Poeiras, fumos, névoas, neblina, gases Ou vapores dentre outros. (Exemplos para riscos químicos Álcool etílico, Cloreto de amônio etc, normalmente utilizados em laboratórios de química/ física).
PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS RISCOS BIOLÓGICOS:
Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus dentre outros. (Exemplo nos