Instrumentos de avaliação e gestão de pessoas
TRABALHO 01: EMPRESA X
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
CASO INTEGRATIVO
1. Tema: Instrumentos de avaliação e gestão de pessoas
1.1 Introdução Para garantir um bom ambiente de estimular um processo de mudança é necessário do desenvolvimento e aplicação de acertadas técnicas de avaliação de desempenho para gestão das pessoas.
O intuito da avaliação de desempenho é verificar quanto o profissional se adapta aos objetivos da empresa e às exigências do mercado de trabalho. Com isso, é esperada uma melhoria global do desempenho, desenvolvimento pessoal e da produtividade das pessoas ao longo do tempo.
1.2 Aspectos Teóricos
De acordo com Hipólito e Reis (2002), a prática da avaliação de desempenho recebeu contribuições importantes de determinados campos de pesquisa:
• da psicologia cognitiva e das teorias de motivação, principalmente da teoria de fixação de objetivos e das expectativas;
• da psicologia comportamental que foca nos comportamentos observáveis e mensuráveis para análise dos funcionários;
• da administração por objetivos;
• do desenvolvimento organizacional;
Em sua origem, o processo de avaliação foi concebido na lógica da organização hierárquico-funcional, na qual quem avalia é o chefe e os aspectos avaliados estavam diretamente relacionados ao cargo atribuído ao funcionário. No entanto, segundo Marras (2000), para o desenvolvimento de um efetivo sistema de avaliação de desempenho é preciso uma ação conjunta entre avaliador e avaliado, de uma forma transparente e objetiva, com utilização de argumentos sólidos e oportunidade do funcionário discutir e questionar com o avaliador os aspectos por ele apontados.
Hipólito e Reis (2002, p. 76) dividem em quatro dimensões os aspectos importantes para determinação da contribuição do profissional à organização. FOCO DAS AVALIAÇÕES | OBJETIVO | Aferição de potencial | simular o