Conversao de energia
Resposta:
Não é possível medir corrente ou tensão no rotor tipo gaiola, pois esse tipo de rotor não tem contato com o meio externo.
2. No ensaio de curto-circuito para determinar a Req e a XLeq, se o rotor for removido, serão obtidos somente (e os mesmos) parâmetros do estator, como se o rotor estivesse presente? Explique.
Resposta:
Não, o ensaio tem que ser realizado com carga para a corrente fluir pelos enrolamentos do estator. O rotor deve estar presente, pois os parâmetros do rotor são referidos ao estator. 3. Com relação a carga, se o motor de indução for utilizado com carregamento de 50% da plena carga, o rendimento e o fator de potência aumenta, diminui ou permanece constante? Explicar.
Resposta:
Diminuem, pois os motores elétricos consomem praticamente a mesma quantidade de energia reativa, necessária à manutenção do campo magnético, quando operando a vazio ou a plena carga, entretanto o mesmo não acontece com a energia ativa, que é diretamente proporcional a carga mecânica aplicada no eixo do motor. Assim quanto menor a carga mecânica aplicada, menor a energia ativa consumida, conseqüentemente, menor o Fator de Potência. Com relação ao rendimento, este também diminui, pois a potencia reativa consumida continua alta e a potencia ativa diminui, sendo que esta realiza trabalho, consequentemente reduzindo o rendimento.
4. Um motor é alimentado com tensão 10% superior à nominal, explique o que acontece com os seguintes parâmetros:
a) Conjugado de partida (justificar a resposta).
Resposta:
O conjugado de partida do motor é proporcional ao quadrado da tensão aplicada no enrolamento do estator (Cp=K.Ve²), então se aumentarmos a tensão em 10% o conjugado aumentara em 21%(Cp=k.(1,1Ve)² =1,21.k.Ve²).
b) Corrente nominal (justificar a resposta).
Resposta:
Diminui 7% se a carga mecânica for constante, e a tensão aumentar, a corrente irá diminuir para tentar manter a