Eng de poço petroleo e gas
CURSO DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE POÇO II
PROFESSOR: HENRIQUE C. SOUZA
ALUNO (A): PAULO HENRIQUE SOUZA
ESTUDO DIRIGIDO 02 – AV.02
1. De modo a facilitar o entendimento das metodologias de assentamento de sapatas normalmente utilizadas, por questões mais compreensíveis vimos o assunto dividido em duas partes: zonas superficiais e zonas mais profundas. Esta divisão por zonas, por sua vez, apresenta as formas de revestimentos aplicáveis a cada um delas. De posse dessa informação, mencione quais são os revestimentos utilizados para cada parte anteriormente citada. Zonas superficiais, em que serão assentados os revestimentos condutor e de superfície. Zonas mais profundas, que serão cobertas pelos revestimentos intermediário e de produção
2. Como ocorre o assentamento do revestimento de superfície? O assentamento do revestimento de superfície geralmente é feito com base na experiência que se tem na área, sendo estabelecida a profundidade da ordem de 400 a 500 metros abaixo do fundo do mar.
3. Quanto e quais são os critérios que devemos considerar ao se tratar do assentamento de sapatas dos revestimentos em zonas mais profundas? Dois; a) Critério de Assentamento baseado somente na janela operacional b) Critério de Assentamento baseado na tolerância ao kick
4. Como podem ser divididas as pressões que ocorrem dentro de um poço durante um kick? Podem ser divididas em dois tipos : pressões em condições estáticas, quando o poço está fechado, e pressões em condições dinâmicas, que o correm durante a circulação do kick para expulsão do fluido invasor.
5. Defina o que vem a ser tolerância ao kick. É definida como a máxima pressão de poros que pode ser admitida, de tal forma que, na ocorrência de um kick, o poço possa ser fechados em ocorrer fratura da formação mais fraca.
6. A tolerância ao kick é um critério muito utilizado para a tomada de decisão quanto ao