Instrumentos básicos da enfermagem
Explicação do tema:
Instrumentos básicos no tema está se referindo ao conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício das atividades profissionais e esse conjunto de conhecimento é que fundamenta a profissão de enfermagem e esse principio, essa base é que permite uma delimitação de seus limites de atuação pois é necessário princípios científicos para que a enfermagem possa ter seu objeto de estudo bem delimitado( cuidar) para se fundamentar como CIÊNCIA.
SLIDE 1
A caracterização de uma profissão é dada por um corpo de conhecimentos específicos que a instrumentaliza de modo a permitir seu desempenho com independência, competência e responsabilidade.
Explicação:
Ou seja a definição, a particularidade de uma profissão é dada por um corpo de conhecimento científico que permitem uma delimitação de seus limites de atuação.
O conhecimento cientifico permite tmb o desenvolvimento de competências essas competências vão além do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos de uma determinada profissão, elas dizem respeito também à postura profissional ao longo da vida, ou seja, a habilidades mais amplas, ou seja capacidade; habilidade; aptidão; idoneidade”. SLIDE 2
O saber científico da enfermagem desenvolveu-se historicamente em momentos distintos:
Até a década de 50, a prática de enfermagem baseava-se em ações intuitivas, caracterizando-se por sua não-cientificidade.
Explicação:
Atá a década de 50 a prática de enfermagem era baseada em ações empíricas , ou seja a prática era baseada nas experiências e nas tentativas e erros, a prática não tinha nenhuma comprovação cientifica, mas sim no conhecimento adquirido durante o dia-a-dia.
Em 1959, publicou-se pela primeira vez um trabalho com o tema “ princípios cientifico aplicados à enfermagem, elaborado por educadores da Escola de Enfermagem de Washington, essa publicação mostrou a preocupação dos enfermeiros