Instrumentos Básicos de Enfermagem: Trabalho em Equipe
Há alguns anos as escolas de Enfermagem vêm incluindo em seus currículos o ensino dos Instrumentos Básicos na tentativa de, segundo Horta (6,7) “modificar a tendência de se enfatizar mais o desenvolvimento da habilidade técnica e manual em detrimento do desenvolvimento científico na formação do profissional”. Os Instrumentos Básicos de Enfermagem são: observação, comunicação, planejamento, avaliação, trabalho em equipe, método científico, aplicação de princípios científicos, destreza manual e criatividade.
Neste trabalho nós iremos mostrar o quão importante é o Trabalho em Equipe dentro da Enfermagem e como um Instrumento Básico.
O trabalho da enfermagem, nos diversos níveis de complexidade da atenção à saúde, sempre foi concebido e desenvolvido como um trabalho de equipe, realizado por um grupo de profissionais de formações diferenciadas, que exerce atividades de cuidado direto aos pacientes e atividades gerenciais em organizações de saúde.
Durante a formação acadêmica, o enfermeiro aprende que o trabalho em saúde eficaz deve ser focado na equipe. Nas atuais políticas públicas de saúde que centralizam a atenção na assistência à família e comunidade, a equipe nunca foi tão colocada em evidência. Essa estratégia no Programa de Saúde da Família (PSF), por exemplo, é à base da reestruturação desse modelo assistencial cujo enfoque é na ação multiprofissional, evidenciando o trabalho em equipe.
Na Enfermagem, o termo equipe é muito utilizado para designar o grupo formado pelo enfermeiro, técnico e o auxiliar de enfermagem. No entanto, é questionável o funcionamento desses profissionais em equipe, tendo em vista o que é esperado do funcionamento das equipes no contexto do trabalho em saúde. De igual forma, o termo equipe multiprofissional também é comum no contexto do trabalho em saúde.
A compreensão do real significado de equipe é fundamental para um atendimento adequado em saúde, já que para que haja