Instrumentos básicos para o cuidar
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
JAMERSON SANTANA SANTOS
INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O CUIDAR: UM DESAFIO PARA A QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto Hospitalizado no 6º período, sob a orientação da professora Claudiane Mahl.
Paripiranga
Outubro de 2012
CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. Instrumentos Básicos para o cuidar: Um desafio para a igualdade de assistência. São Paulo: Editora Atheneu, 2003.
Capítulo 1 – Instrumentos Básicos: Como Usá-los na Enfermagem
O capítulo aborda a enfermagem como ciência cuidadora dentro da vida dos pacientes, a importância desse papel e os instrumentos do cuidado que ela usa para manter seu trabalho de forma a trazer conforto ao paciente como um todo. Além disso, aborda o processo de enfermagem e esses instrumentos dentro da sua importância no cuidar, como a assistência traz habilidades ao ser cuidador que, ao comprometer-se com o paciente em questão, trabalha para levantar dados, diagnosticar em casos específicos, prescrever, implementar e evoluir.
“No processo produtivo de gerar novas formas de visualizar velhos saberes, certamente criam-se oportunidades de evolução e inovação. Apesar de sabermos que na enfermagem, como na saúde, o desenvolvimento do saber não tem sido utilizado com a abrangência desejada, podemos oferecer um conjunto de informações e conhecimentos arranjados sob a ótica dos processos cognitivos específicos dos enfermeiros.” (p. 13)
Capítulo 2 – Observação em Enfermagem
O capítulo aborda a importância da observação como forma de perceber não apenas as patologias, como os transtornos diversos e mudanças casuais que o paciente pode vir a ter durante o processo de trato do problema gerado pela doença. A abordagem dos tipos de observação fala que mesmo não sendo oficiais, devemos estar atentos aos problemas que