Instrumentos Basicos de Enfermagem
São recursos empregados para se alcançar um objetivo ou conseguir um resultado. Na enfermagem, esta palavra associada ao termo básico, refere-se ao conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício das atividades profissionais.
Preconizados por Wanda de Aguiar Horta, em sua concepção sobre as atividades das enfermeiras ao executarem os cuidados de Enfermagem.
Instrumentos Básicos de Enfermagem
Observação, Método Científico, Princípios Científicos, Criatividade, Comunicação, Trabalho em equipe, Avaliação e Destreza Manual.
Observação em Enfermagem é o ato de observar é indispensável para que nos tornemos conscientes do nosso cotidiano, realidade em que estamos inseridos e do mundo em que vivemos. Torna-se um instrumento de coleta de dados que subsidia a transformação da realidade em que o enfermeiro atua. È o primeiro passo para a execução de todos os cuidados enfermagem.
Tipos de Observação
Observação Assistemática/ou Não Estruturada: Realizamos espontaneamente sem utilizarmos meios técnicos especiais, roteiros ou perguntas específicas.
Observação Sistemática/Estruturada ou Planejada: È aquela que fazemos para responder a propósitos preestabelecidos, ou seja, sabemos de antemão o que, como e quando vamos observar. * Utilizar um roteiro ou um instrumento para coletas de dados específicos que deverão ser observados. Ex: entrevista e exame físico
Observação não Participante: O observador não interage ao grupo ou ao contexto que está observando. Ex: Orientação ao paciente.
Observação Participante: È aquela que acontece quando o observador, propositalmente ou não, interage ao grupo ou ao contexto que está observando.
Observação Individual: Feita por uma única pessoa.
Observação em equipe: È utilizado quando nos referimos á observação feita por diversas pessoas e cada qual observa um aspecto da mesma situação.
Estas observações são organizadas pelo enfermeiro, que então faz o