instrumentos básicos em enfermagem
No âmbito da Unidade Curricular Enfermagem I, na área temática Enfermagem, foi-nos proposto a elaboração de um trabalho sobre os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE’s), após nos ter sido dada uma introdução sobre cada um dos instrumentos individualmente em aulas teóricas.
O tema atribuído teve por base a realização de uma observação participativa, de acordo com o programa de articulação teórico-prática. Assim, os alunos deslocaram-se a uma unidade de saúde (centro de saúde ou hospital) com o intuito de observar um momento de interacção entre o utente e o enfermeiro. Após isto, foram formados 8 (oito) grupos aos quais se destinou cada um dos IBE’s, sendo o Trabalho de Equipa o que nos foi atribuído. Para orientação do trabalho realizámos ainda, dois workshops, onde no primeiro recebemos uma breve orientação sobre o trabalho e, no segundo recebemos uma enfermeira do hospital de Abrantes, que nos veio pôr a par de alguns aspectos e nos ajudou identificam o trabalho de equipa na saúde, bem como a realização de diversas reuniões com a professora Helena Caseiro, professora orientadora do nosso trabalho, que nos possibilitou o esclarecimento de diversos aspectos e nos ajudou no desenvolvimento do tema principal.
Este trabalho iniciar-se-á com a distinção entre o conceito de grupo e o conceito de equipa, passando também pela definição do conceito de instrumento básico de enfermagem. Relacionaremos ainda o trabalho de equipa com os restantes IBE’s, visto a separação entre estes ser apenas académica, pois os IBE’s agem sempre em conjunto para o bem da pessoa, não havendo assim qualquer distinção ao nível de importância entre eles. Os Instrumentos Básicos em Enfermagem, por ordem alfabética, são:
CIPE (Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem)
Comunicação e criatividade
Entrevista
Observação
Pensamento crítico
Registo
Relação inter-pessoal
Trabalho de equipa
De modo a ter uma melhor elaboração e orientação neste