instrumentos básicos para o cuidar
COMO USÁ-LOS NA ENFERMAGEM
Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE), preconizado por Wanda de Aguiar Horta nos anos 70, tem grande importância no contexto das disciplinas básicas da enfermagem, como a observação, a comunicação, os princípios científicos e a destreza manual. A autora em sua publicação expressa sua preocupação relacionada a inserção dos conhecimentos específicos na área da enfermagem e o desenvolvimento do conceito expressão referida, a partir de uma imagem mental, suas crenças e valores.
Com enfoque no relacionamento terapêutico, planejamento, e trabalho em equipe, o controle das disciplinas de administração aplicada e colocadas ao alcance dos alunos e dos profissionais qualifica ações e praticas, com responsabilidade e compromisso executados pelo profissional enfermeiro.
INSTRUMENTOS BÁSICOS E O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Implementados por diversas instituições seu método de ensino é através das experiências desenvolvidas chegando a adequação que a utilização apropriada ao processo de Enfermagem que o constitui em cinco componentes dinâmicos, levantamentos de dados, diagnósticos, prescrição, implementação e evolução, assim oferecendo um conjunto de informações e conhecimentos necessário para qualidade do atendimento
Alcançar metas é garantia da qualidade de ações a serem definidas com o intuito cuidativo, gerencial, educativa e de pesquisa sob ótica dos processos cognitivos específicos do enfermeiro.
OBSERVAÇÃO EM ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
O ato de observar é fundamental no nosso dia a dia e na enfermagem isso ficou bem evidente com Florence Nightingale, pois a partir desse processo a prática profissional tornou-se mais que um simples cumprimento de tarefas. A observação é um instrumento de coleta de dados que subsidia a tranformação da realidade em que o enfermeiro atua. O processo cuidativo pode ser de sucesso ou de fracasso, que será decidido através da habilidade de observar. Segundo Horta,