Relatório -Fisica 3- Circuitos eletricos
Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica
Laboratório de Física III
Circuitos Elétricos com Resistores Ligados em Série e em Paralelo
nome
Belo Horizonte
2014
nome
CIRCUITOS ELÉTRICOS COM RESISTORES LIGADOS EM SÉRIE E EM
PARALELO
Relatório apresentado ao programa de graduação em
Engenharia Mecatrônica da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais
Professor: nome
Belo Horizonte
2014
2
OBJETIVOS
Verificar a validade da lei de conservação da energia e da lei de conservação da carga elétrica em circuitos elétricos com vários resistores.
Verificar que as regras de Kircchoff das malhas e dos nós da teoria de circuitos são consequência das leis de conservação da energia e da carga elétrica. Utilizar as regras de Kircchoff das malhas e dos nós para restabelecer a lei de Ohm𝜀 = 𝑅 𝐸𝑞 𝐼 válida para circuitos elétricos com dois ou mais resistores ligados a uma fonte de tensão elétrica CC de valor 𝜀.
Obter a resistência equivalente 𝑅 𝐸𝑞 para os circuitos elétricos em série e paralelo com três resistores.
INTRODUÇÃO
Os resistores são dispositivos elétricos de dois terminais para os quais a relação entre a tensão elétrica V entre os seus terminais e a corrente elétrica I que neles circula é linear e dada pela lei de Ohm:
𝑉 = 𝑅𝐼 (1)
Pode-se utilizar a Equação (1) para calcular a corrente elétrica I que circula através dos resistor se forem conhecidos os valores de V e R:
𝐼=
𝑉
𝑅
(2)
1) Circuito com os Resistores em Série
Para resistores ligados em série, a carga ∆𝑄 não altera o seu valor ao circular através dos resistores. Qualquer variação em ∆𝑄 que não for devido a fugas (caminhos elétricos alternativos) ou a processos como a captura de elétrons por átomos do material contraria a lei de conservação da carga elétrica. Essa lei de conservação estabelece que a carga elétrica não se cria nem se destrói. Assim, a corrente elétrica I é a