Estrutura de mercado – A formação do Cartel
Módulo: 02
Atividade: Individual
Título: Estrutura de mercado – A formação do Cartel
Aluno:
Disciplina: Introdução à economia
Turma: IEPOS_T0_IEPOSEAD
Introdução
Esta atividade tem como objetivo apresentar um dos grandes inimigos para a economia de um país, ou nação, o Cartel. Será apresentado ainda os seus efeitos para a sociedade, suas principais características, as principais formas de controle e combate e a possibilidade de aplicação da Teoria dos Jogos.
Principais características do cartel
Segundo o Ministério da Justiça,
“Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação. O objetivo é, por meio da ação coordenada entre concorrentes, eliminar a concorrência, com o consequente aumento de preços e redução de bem-estar para o consumidor”.
O Cartel é um acordo ilegal realizada entre empresas que atuam num mesmo ramo de atividade, visando fixar determinadas variáveis para obtenção de ganhos financeiros. Estes acordos normalmente são feitos de forma verbal, onde os participantes estipulam uns aos outros as maneiras que deverão agir, a fim de controlarem preços, divisão de mercado, matérias-primas, volume de produção, etc. Esta prática acaba prejudicando a livre concorrência entre as empresas, gerando grandes prejuízos à população, que irá sofrer com preços altos ou falta de produtos no mercado.
Os Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, onde existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos.
O melhor cenário para os vendedores, é o Monopólio.
Segundo Pacievitch,
“Monopólio é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor. Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço