INSTITUIÇÕES
Douglass Cecil North (nasceu em 05 de novembro de 1920) é um economista americano. Ele recebeu (com Robert William Fogel) o Prêmio Nobel em Ciências Econômicas em 1993. Atualmente é docente na Universidade de Washington em St. Louis.
INSTITUIÇÕES
As instituições são os constrangimentos humanamente concebidos pela estrutura política, e que interagem econômica e socialmente. Eles consistem de os constrangimentos informais (sanções, tabus , costumes , tradições e códigos de conduta ) e formais regras (constituições , leis, direitos de propriedade). Ao longo da história, as instituições foram criadas por seres humanos para criar ordem e reduzir a incerteza em troca. Juntamente com as limitações normais de economia que define a escolha definida e, portanto, determinar os custos de transação e de produção e, portanto, a rentabilidade e a viabilidade de se envolver em atividade econômica. Evoluem de forma incremental, conectando o passado com o presente e o futuro; história conseqüência é em grande parte uma história da evolução institucional em que o histórico desempenho de economias e só pode ser entendida como uma parte de um processo seqüencial história. As instituições fornecem a estrutura de incentivos de uma economia; como aquela estrutura evolui, ele molda a direção da mudança para o crescimento econômico, estagnação ou declínio. Neste ensaio, pretendo elaborar sobre o papel da instituições no desempenho das economias e ilustrar minha análise a partir de história econômica.
O que faz com que seja necessário restringir a interação humana com as instituições? A questão pode ser mais sucintamente resumido em um contexto teórico do jogo. Indivíduos de maximização da riqueza encontrará geralmente que vale a pena cooperar com outros jogadores quando o jogo é repetido, quando possuem informações completas sobre o desempenho passado do outro jogador, e quando não são pequenos número de jogadores. Mas virar o jogo de cabeça para baixo. A cooperação