O monge e o executivo
FELIPE GARCIA BERTGES
1550751413015
GESTÃO COMERCIAL NOTURNO
1º SEMENTRE
Resumo do Livro – O monge e o executivo
Prólogo
O prólogo mostra como estava à vida de John Daily antes do retiro espiritual. Mesmo sendo um bom executivo e parecendo estar com a vida perfeita e bem estruturada John tinha problemas em sua família, com seus filhos e esposa, e também tinha problemas com o seu trabalho, em sua forma de liderar.
Com a influência de seu pastor e sua esposa, John decide ir para um retiro espiritual, onde outro executivo muito famoso e influente estava.
Chegando ao retiro só pensava em encontrar Leonard, que tinha o apelido de Simeão. Por Leonard ter sido apelidado de Simeão John estava um pouco atordoado, pois tinha sonhos com esse tal nome.
Capitulo um, as definições.
John tem a sua primeira cerimônia, onde procurava Leonard, que tem uma vida muito interessante, pois, era um administrador que já passou pela marinha, e teve muitos êxitos em sua vida de executivo.
Em sua primeira aula de liderança, junto com seus colegas de classe, John estava nervoso ao se apresentar, pois seu professor era Leonard. Por este nervoso, Daily acabou não prestando atenção na apresentação de sua colega, primeiro aprendizado foi o ouvir, e também a honestidade, pois devemos sempre ouvir um colaborador, na empresa.
Simeão também explica sobre a diferença entre o líder e o gerente:
Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo e objetivo.
Gerência: se utiliza mais para ''coisas'', como por exemplo, você gerencia seu inventario, ou talão de cheques, ou recursos, mas não pessoas.
Simeão também destaca a diferença entre poder e autoridade:
Poder: é a faculdade de forçar alguém a fazer sua vontade.
Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você deseja.
Sendo assim, é melhor e correto, liderar com autoridade.
Capitulo dois, o velho paradigma.
Em uma