instalação na arte
Instalação
A Instalação é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários do tamanho de uma sala. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico. O espectador participa da obra e, portanto, não se comporta somente como apreciador.
Considerada uma arte do século XXI, a Instalação conta com artistas de diversas nacionalidades, cujas propostas abrangem todo tipo de tema. A relação entre o ser humano e a tecnologia tem sido um dos temas mais abordados na atualidade.
Como exemplo, temos algumas produções artísticas recentes que utilizam dispositivos tecnológicos na intenção de revelar novas poéticas.
Na obra In-Víscera, de Diana Domingues (Brasil) o público emite sons que são amplificados e reverberados em uma sala fechada, enquanto assistem a imagens feitas por videolaparoscopias tratadas eletronicamente que são teleprojetadas em telas transparentes. O público pode se deslocar entre o fluxo de imagens, simulando o percurso no interior de um corpo em pleno funcionamento.
Wagner Garcia (Brasil) em seu trabalho Tinkering with Evolution, utiliza uma pedra de gelo com um cérebro dentro se descongelando, propondo de forma metafórica como os hábitos e as leis da natureza surgem e se desenvolvem. Ruggero Maggi (Itália) com a instalação The Birth of Ideas leva o espectador a acompanhar o movimento de um raio laser com sua luz brilhante e vermelha através de um punhado de corda desfiada. A luz do laser começa seu movimento na escultura de uma face e determina diferentes cisões no material