Inspeção de qualidade
Conceitos
29/10/2011
INSPEÇÃO DE QUALIDADE
A medição da Qualidade, seja do Produto ou do Processo, requer a coleta e análise de informações, normalmente, especificadas em termos de medições e métricas. As medições são feitas basicamente para obter controle de um projeto e gerenciá-lo. Elas também são usadas para avaliar se estamos perto ou longe dos objetivos definidos no plano em termos de conclusão, qualidade, cumprimento dos requisitos, etc.
LOTES
Quantidade definida de unidades de produto em produção ou produzidas sob condições uniformes.
Lote de Produção
É a quantidade física de produto obtida em um ciclo de produção, nas condições operacionais estabelecidas para a unidade produtora.
Lote de inspeção
É a quantidade física de produto considerada pelo inspetor ou auditor, para fins de avaliação. Poderá ser formado por:
•
um ou mais lotes de produção
•
parte de um lote de produção
Tamanho do lote
Número de unidades de produto contidas no lote.
Formação de Lotes
Consiste no procedimento de agrupar as unidades de produto em lotes, sublotes ou qualquer outra forma de divisão, previamente determinada, desde que fique perfeitamente identificável.
Lotes Contínuos
As unidades de produto são em fluxo contínuo, apresentadas à inspeção, como, por exemplo, em uma esteira móvel tal qual saem de uma linha de produção.
Lote a Lote
A inspeção lote a lote exige que cada lote seja aceito ou rejeitado, individualmente, com base nos resultados de inspeção obtidos de uma ou mais amostras retiradas, aleatoriamente, de cada lote.
Lote Salteado
Processo no qual alguns lotes de uma série são aceitos sem inspeção e outros com inspeção parcial.
PLANOS DE AMOSTRAGEM POR LOTES
Plano de amostragem por lote é a fixação do tamanho, ou tamanhos de amostra a ser usado e os critérios de aceitação e rejeição associados.
Do ponto de vista prático, faz-se necessário usar algum método para agrupar ou
catalogar