Inspeção Veicular como instrumento para a melhoria da qualidade do ar
INSPEÇÃO VEICULAR COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DO AR NO ESTADO DE SÃO PAULO
Victor Hugo Sanches Ribeiro
MOGI DAS CRUZES
2015
Victor Hugo Sanches Ribeiro
INSPEÇÃO VEICULAR COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DO AR NO ESTADO DE SÃO PAULO
MOGI DAS CRUZES
2015
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
2.1. Objetivo Geral 5
2.2. Objetivos Específicos 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
4. METODOLOGIA 8
4.1. Modalidade da Pesquisa 8
4.2. Delimitação do Universo 8
4.3. Coleta de Dados 8
4.4. Analise de Dados 8
5. PLANO DE REDAÇÃO 9
6. CRONOGRAMA 10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Nas áreas metropolitanas o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo. O Brasil, como todo país em desenvolvimento, apresenta um crescimento expressivo da frota de veículos circulante em suas regiões metropolitanas. Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos veículos automotores são provenientes do processo de combustão, da evaporação e do abastecimento de combustíveis. Os efeitos dessas emissões podem ser sentidos no local, na região e globalmente (FEEMA, 2006).
O rápido crescimento da frota veicular contribui enormemente na degradação da qualidade do ar, principalmente nas regiões metropolitanas do País, o que levou o Governo Federal a instituir, em 1986, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE (IBAMA, 2006).
Os veículos são importantes emissores de gases de efeito estufa. Essas emissões, devido ao processo de combustão e queima incompleta do combustível, são compostas de gases como: óxidos de carbono (CO e CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), dentre os quais estão alguns considerados cancerígenos, óxidos de enxofre (SOx), partículas inaláveis (MP10), entre outras substâncias, são uma