Ondas estacionárias
Primeiramente o barbante foi pesado na balança e medido com a trena, depois esse foi preso no apoio e no oscilador com duas distâncias distintas, a primeira distância a ser utilizada foi de 0,5 m e a segunda de 1,0 m. Em seguida, ligou-se o dinamômetro com a finalidade de se formar quatro fases de ondas, começando com uma onda e terminando com quatro.
Em casa fase era medida a tensão da corda e a amplitude das oscilações, para posteriormente encontrar as suas frequências e suas velocidades escalares.
I. INTRODUÇÃO
O ndas são um dos principais assuntos da física.
Existem três tipos de ondas:
Ondas mecânicas: São as ondas mais familiares, pois são encontradas constantemente. Entre elas estão as ondas do mar, ondas sonoras e ondas sísmicas. Todas possuem duas características: existem apenas em um meio material, como ar, água ou rochas e são governadas pelas leis de Newton.
Ondas eletromagnéticas: Estão entre as mais usadas, apesar de não serem tão familiares. São elas: luz visível, luz ultravioleta, ondas de rádio e televisão, micro-ondas, raios x e ondas de radar. Estas não precisam de um meio material para existir.
Ondas de matéria: são ondas mais usadas em laboratório. Estão associadas aos elétrons, prótons e outras partículas elementares. São assim chamadas porque normalmente se pensa nessas partículas como elementos básicos da matéria.
Serão trabalhadas neste experimento somente ondas mecânicas, mais especificamente ondas mecânicas transversais.
Ondas Transversais:
Ondas que se propagam em uma corda esticada são as mais simples das ondas mecânicas, chamadas de ondas transversais.
Quando se desloca a mão para cima e para baixo continuamente em um MHS (movimento harmônico simples), uma