Inside job - a verdade sobre a crise
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Internacional
Professor: Emerson Santana
Aluna: Fernanda Miranda Guerra
Documentário: Inside Job – A Verdade sobre a crise
SINOPSE: Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo ator Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise econômica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 trilhões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.
O documentário "A Verdade da Crise" começa na Islândia, o suposto modelo de estabilidade econômica, até o Governo ter desregulado a indústria financeira.
Porém, ninguém nos Estados Unidos prestou muita atenção nem tirou daí ilações. Em vez disso, deixaram que prosseguisse a vaga de desregulação que já vinha desde a era Ronald Reagan, na qual as administrações republicanas e democráticas aceitaram entregar aos Bancos a auto-regulação.
Da Islândia passamos para os tempos da pós-Grande Depressão, com a regulação financeira a coincidir com um contínuo período de crescimento.
Depois saltamos até 2008, após o boom do mercado imobiliário, que deixou a economia devastada. Muitos sentiram de imediato os seus efeitos, perdendo as suas casas, outros foram afetados de forma indireta, como os chineses empregados pelos Estados Unidos para fabricar muitos dos seus produtos.
O filme mostra que as companhias de seguros e o Governo norte-americano tiveram responsabilidades no desastre, seja por más decisões ou por pura ganância.
Raghuram Rajan economista do FMI foi um dos que alertou que os riscos que estavam excessivos e que o sistema estava demasiado instável para que pudesse continuar a suster-se. A implosão era