Trabalho
Criado por Charles Ferguson e premiado com o Oscar de Melhor Documentário de 2011, "Inside Job" (Trabalho Interno) mostrou o lado, até então, desconhecido para muitos de Wall Street.
Com a narração de Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da pior crise já vista desde 29.
Neste documentário temos muita informação, pesquisa e entrevistas que é resultado de um complexo trabalho de investigação do diretor.
Claro que é muito conteúdo interessante para se falar aqui rapidamente, mas vale citar algumas coisas que particularmente me chamaram a atenção, como a entrevista com o terapeuta dos principais cabeças de Wall Street, uma prostituta, professores de economia de grandes Universidades americanas como Harvard e de Califórnia, que recebiam dinheiro na base de 6 digitos para escrever um único artigo para grandes jornais e revistas para falar bem da economia de determinados países, empresas, entre outros. Acho que você nunca vai ver em outro lugar tantos engravatados sem respostas para perguntas e gaguejando tanto.
Chega a ser hilário e muitas outras coisas repugnantes. Uma das coisas que provavelmente deixará você indignado é ver que os grandes responsáveis por tudo não sofreram qualquer prejuízo e continuam com suas fortunas e já estão de voltando ao poder.
No final do filme o diretor continua com sua crítica e mostra sua decepção com o Presidente Barack Obama que ele próprio apoiou com dinheiro durante a campanha, mas diz que o Presidente não excluiu os causadores de tudo isso e nomeou novamente os grandes responsáveis por tudo e estes já estão dando suas “dicas e conselhos” para governos e sociedades.
Charles faz questão de ressaltar que Obama não fez as devidas reformas no sistema financeiro, pois teve medo.
Documentário Sensacional e não ganhou por acaso o Oscar 2011
Vale lembrar que tem entrevistas com economistas que tentavam e alertaram a todos sobre a crise