Alfabetização e letramento (neila fontão)
748 palavras
3 páginas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOPedagogia – Neila Fontão
Lendo e discutindo:
1. O que é Alfabetização?
2. O que é letramento?
3. Pode-se estar alfabetizado sem estar letrado ou estar letrado sem estar alfabetizado?
4. Como alfabetizar letrando e letrar alfabetizando?
Respostas:
1. É ensinar o indivíduo a ler e escrever, ensinar o “código” da escrita. Ela diz respeito à compreensão e domínio desse código que é a “materialização” através das letras dos sons da fala, ou fonemas. É representar de forma escrita o que falamos. Ensinar o indivíduo a fazer isso de modo que ele compreenda e escreva. O Alfabeto é o código usado para a Alfabetização.
2. É o processo pelo qual há o entendimento do texto escrito a fim de desenvolver o aspecto critico do indivíduo através de sua interpretação do texto lido ou falado e não só o entendimento das letras em seu código. É através do letramento que sabemos como utilizar a lingual escrita em nossas práticas sociais, por isso se faz necessário o entendimento do processo pois para usá-lo de maneira eficaz eu preciso compreendê-lo, inclusive tendo o poder de constestá-lo e modificá-lo, expondo assim meu entendimento critico a respeito da informação. O Letrado compreende o que lê e tem esse olhar critico desenvolvido (sua opinião, sua interpretação), mesmo que a mensagem não esteja explícita no texto.
3. Sim, podemos encontrar pessoas somente alfabetizadas ou somente letradas, mas o IDEAL é que os processos caminhem juntos para que o indivíduo se torne um sujeito completo no que se refere à escrever e entender a lingua. Apesar de serem processos diferentes eles são complementares, inseparáveis e ambos indispensáveis não deveriam ser alternativos ou sequenciais como muitas vezes vemos acontecer e até mesmo o próprio Letramento, por uma questão política é barrado não se tornando o alvo de governos, pois indivíduos críticos talvez não se tornem “bons eleitores”. Até vemos uma