Inside job - michael moore
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
WAGNER FRITSCH DE SOUZA
TRABALHO DE ÉTICA
- INSIDE JOB -
CAXIAS DO SUL
2010
Esta dissertação têm como objetivo sintetizar o filme "Inside Job", 2010 do diretor Michael Moore ressaltando os pontos referentes à disciplina de Ética, nosso foco de estudo. Este filme têm um enfoque principal na relação entre algumas atitudes anti-éticas de pessoas com grande poder financeiro e seu reflexo na sociedade mundial da qual os mesmos fazem parte. Na dissertação que se segue procurarei analisar a seguinte questão: Por que não houve regulamentação na questão da crise financeira nos Estados Unidos?
O próprio filme tem seu "capítulo introdutório" ao nos falar da Islândia, um país que foi vítima do mesmo mal que ocorreu nos EUA: a falta de regulamentação nos assuntos financeiros dos bancos, ocasionada por uma ação que alguns autores chamariam de "aética" por parte do governo, a inação.
Os números são assombrosos, em um período de cinco anos, três pequenos bancos nacionais haviam emprestado 120 bilhões de dólares, dez vezes o valor da economia do país, e quando foram à falência causaram uma situação de desequilíbrio econômico que fez o índice de desemprego triplicar em apenas 6 meses, e o governo que deveria proteger a população não foi capaz de fazer nada para evitar o estouro desta bolha já que os bancos possuíam uma barreira muito poderosa, os advogados.
Neste ponto é importante discorrer sobre o conflito legislação x ética, um dos pontos principais do filme, geralmente as leis escritas na Constituição de cada país procuram o bem comum, procuram permitir que todos os cidadãos do país vivam sem a possibilidade de sofrer injustiças e abusos em harmonia, o que é a