Baricentro
Determinar o baricentro dos objetos.
2-) Introdução.
A palavra "baricentro" é de origem grega (bari = peso) e designa o centro dos pesos. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa.
Toda e qualquer objeto possui uma determinada quantidade de partículas, na qual é atraída para o centro devido à gravidade.
Para se determinar o Baricentro de um objeto, tem que fazer diversas medições usando um tripé com haste com prumo em diversos pontos. Baricentro é o centro da gravidade de um objeto, ou seja, se suspendermos um objeto(plano) pelo seu baricentro, este objeto ficara em perfeito equilíbrio.
3-) Materiais utilizados.
1 caneta bic azul 1 lápis n º2 Faber Castell 1 régua de metal de 60cm – modelo HC6ME escala de aço de 600mm 5 objetos de madeira planas de diferentes formas. 1 sustentação de prumo Percevejos. 1 tripé com hastes.
4-) Procedimento experimental.
Foi analisado cincos objetos de diferentes formas. Cada objeto foi suspenso em um tripé com haste, com sistema de sustentação de prumo, em diferentes pontos.
Em cada objeto foi constatado que o baricentro das figuras, nem sempre se encontram no centro do objeto.
5-) Tratamento e análise dos dados experimental.
Ver figuras a seguir:
6-) Conclusão.
Cada objeto foi suspenso em um tripé com haste com prumo em diversas partes, determinando assim que não são todos os objetos que tem seu baricentro exatamente no centro do objeto. Isso se dá ao fato de que nem todo objeto tem sua massa distribuída uniformemente.
7-) Referências bibliográficas.
www .prof2000.pt/users/Secjeste/MODTRI01/Pg000540.htm http:// pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_gravidade
Tópicos de físicas experimental