Inserção do Nutricionista na área da saúde
É fato incontestável a importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde, sobre tudo os organismos jovens, em fase de desenvolvimento, e para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, neoplasia, hipertensão arterial, cuja prevalência vem aumentando significativamente.
Definindo-se nessa complexidade social o perfil nutricional e alimentar diretamente vinculado ao padrão de mortabilidade da população, as quais se mostram fortemente associadas às condições de nutrição e ao estilo de vida adotado.
Enfim é muito importante a presença de um nutricionista atuando juntamente com uma equipe multidisciplinar, melhorando a qualidade de vida e evitando doenças.
O trabalho em saúde é um trabalho essencial para a vida humana e é parte do setor de serviços, e hoje em sua maioria esse trabalho é coletivo, realizado por diversos profissionais da saúde e diversos outros grupos de trabalhadores, que desenvolvem uma série de atividades para a manutenção da estrutura institucional.
Para que uma Instituição tenha sucesso com essa equipe, é necessário que os profissionais envolvidos tenham visão sistêmica e integral do indivíduo, família e comunidade, objetivos comuns, partilhados e alinhados, um profissional capaz de atuar com criatividade e senso crítico, mediante uma prática humanizada, competente e resolutiva, que resolve ações de promoção, de proteção específica, assistencial e de reabilitação. Um profissional capacitado para planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações que respondam às reais necessidades da comunidade, articulando os diversos setores envolvidos na promoção da saúde.
A equipe multiprofissional possibilita organizar o trabalho com um nível de complementaridade e, ao mesmo tempo, melhor atendem os níveis distintos de demanda por atenção da população. A visão de vários profissionais é benéfica sobre