Participação do pai no aleitamento materno
Lucia Sousa de Lima 1
Resumo O presente Resumo de Artigo Científico resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Saúde Pública e da Família pela UNIASSELVI /Instituto Passo 1. O presente relata, de forma sintética, a importância da participação do pai perante o aleitamento materno. Vale destacar que o pai tem uma grande importância para este processo, pois é ele, quem passará conforto e segurança para a mãe e o bebê, fazendo com que o processo de aleitamento ocorra em conformidade natural.
Palavras-chave: Aleitamento. Pai. Importância.
1 INTRODUÇÃO
O aleitamento materno é considerado um pilar fundamental para a promoção e proteção da saúde da criança em todo o mundo (KUMMER et al.;2000). Apesar de todos os riscos que o desmame precoce pode trazer as taxas de abandono do aleitamento exclusivo ainda são altas, seja por consequências fisiológicas naturais da mulher, seja pela necessidade desta de voltar a assumir sua jornada multifuncional.
Nesse universo, todos os contatos além dos relacionados à mãe-filho parecem se tornar secundários, inclusive o que se refere ao relacionamento pai e filho. No entanto, o pai acaba possuindo uma atuação fundamental no processo de amamentação, sendo que sua participação é de extrema importância para o sucesso do aleitamento. Precisa ter em sua consciência que não é alguém excluído, sendo que precisa focar nas suas contribuições para este processo.
A ajuda paterna nos cuidados com a criança proporcionam uma interação precoce mas intensa entre pai e bebê, o que favorece o crescimento saudável da criança e transmite segurança à mulher (OLIVEIRA; BRITO, 2009). Essa segurança pode contribuir para o aleitamento materno, pois pode transmitir uma serenidade maior à mulher que está amamentando.
O leite e os cuidados com a higiene não são em si suficientes para o desenvolvimento sadio. Mamar deve ser