Atuaçao do nutricionista
ÁREA DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA
A atuação do nutricionista na Atenção Básica à Saúde em um grande centro urbano
A ideia inicial desta pesquisa está relacionada ao fato do nutricionista ser um componente da equipe de saúde e o grau de sua inserção na assistência à saúde da população tem aumentado em função da implantação dos NASF nas diferentes regiões do país. Considerando que a cidade de São Paulo é uma das mais populosas do mundo, que vem passando por novas situações de insegurança alimentar e nutricionais e que a inserção do nutricionista na atenção básica é um processo recente, o presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do nutricionista da Atenção Básica em um grande centro urbano.
Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa que utilizou dados disponíveis sobre nutricionistas contratados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/SP), dados populacionais do município de São Paulo e, como instrumento de coleta de informação, um questionário semiestruturado aplicado em entrevistas individuais. Pela proposta de análise do município como uma unidade, trata-se também de um estudo de caso.
Encontraram-se 123 nutricionistas atuando na Rede Básica de Saúde, e os profissionais estudados estavam alocados em duas áreas de assistência à saúde: unidade básica de saúde e como integrante do NASF. Onde o grau da inserção do nutricionista nas equipes do NASF é desigual entre as regiões.As UBS com nutricionistas estão localizadas fundamentalmente em regiões de menor vulnerabilidade social enquanto os NASF que tem este profissional integrado à equipe estão em regiões de maior vulnerabilidade. Assim, as regiões sudeste e centro-oeste contam com nutricionistas em UBS, enquanto o leste e sul em NASF.
E quando comparada a quantidade recomendada pela resolução, todas as regiões do município de São Paulo apresentaramquantidade menor de nutricionistas sendo que as regiões socialmente mais vulneráveis