Insertos Roscados
INSERTOS ROSCADOS
VENÂNCIO AIRES - RS
11/2014
1 - Introdução
Os insertos roscados foram desenvolvidos para a recuperação de peças que estejam com roscas espanadas ou com furos com dimensão acima do requerido. Comparada à rosca tradicional, ela apresenta a vantagem principal de se adaptar bem ao alumínio, pois apresenta dilatação térmica bastante parecida, o que resulta em grande resistência ao calor (cabeçotes de motores, por exemplo).
Os Insertos Roscados também produzem um reforço estrutural em materiais de baixa resistência mecânica resistentes às altas temperaturas, com filetes de rosca de altíssima precisão, ou seja, são utilizados como um componente de acoplamento em peças plásticas ou madeira, para proporcionar a carga adequada de aperto do parafuso com, a peça, prevenindo o afrouxamento.
2 – Porque usar Insertos?
Insertos oferecem roscas reutilizáveis e junções com roscas justas e firmes. Como benefício adicional, eles são capazes de suportar altas cargas.
Esses mais utilizados em plástico.
2.1 – Reutilização Ilimitada
A principal e mais importante vantagem de um inserto é a possibilidade de reutilização ilimitada de sua rosca.
2.2 – Torque de aperto adequado
Durante a montagem de um componente de acoplamento, o parafuso deve ser apertado com o torque necessário para produzir a força axial recomendada a fim de proporcionar a carga adequada entre o parafuso e o inserto, para prevenir o afrouxamento.
3 – Escolha dos Insertos
O objetivo consiste em escolher um inserto com resistência ao torque suficiente para resistir ao torque de aperto exercido, a fim de estabelecer a carga axial certa na junção. Isso irá mantê-la fixada no local e evitar o afrouxamento, e, ao mesmo tempo, alcançar os valores de resistência à tração adequados para as cargas que serão exercidas sobre o inserto por toda a vida útil