Relatório de usinagem de roscas
Demonstrar as etapas para fabricação de uma rosca através de usinagem com torno mecânico, este relatório é uma apresentação sobre torneamento e processos para fabricação de roscas, onde também será demonstrado em sua parte prática a fabricação de uma rosca UNC de 5/8” através de um torno mecânico.
Introdução
Torno mecânico - Um pouco de história
O torno mecânico é a mais importante das máquinas-ferramenta. É geralmente considerado como a máquina-ferramenta fundamental porque dela se tem derivado todas as outras máquinas e também porque pode executar maior número de obras do que qualquer outra máquina-ferramenta. O primeiro torno mecânico que se tem notícia foi feito na França por volta de 1740,sendo desconhecido o seu inventor. Era um pequeno torno de 4 a 5 polegadas de diâmetro, já possuía fuso para abrir rosca se era empregado na confecção de pequenas peças. Em 1797, Henry Mandslay, Inglês, construiu um pequeno torno mecânico para abrir roscas de 10 polegadas de diâmetro, com fuso engrenado à árvore. Quando este torno foi construído, a princípio era preciso um fuso diferente para cada passo de rosca que se quisesse abrir. Mais tarde, foi obtida a variação do passo por meio de engrenagens, permitindo este dispositivo, abrir roscas de mais de um passo, com um só fuso, no mesmo torno. Desta época até a atual, os aperfeiçoamentos introduzidos, fizeram do torno, a máquina-ferramenta eficiente e engenhosa, com o auxílio da qual a indústria mecânica atingiu o desenvolvimento extraordinário dos nossos dias. .
[pic]
Figura 1 - Torno fabricado na França em 1740
Torneamento
É em um procedimento em que um objeto é fixado a um eixo motriz de uma máquina ferramenta chamada Torno Mecânico, o que permite a usinagem de peças, provocando o contato da peça com a ferramenta fixada na máquina e retirando camadas periféricas da peça que está sendo usinada. O Torno Universal