elementos de maquinas
São usados na união e fixação de elementos de máquina.
Rebite: corpo cilíndrico e cabeça arredondada. Feito de aço, alumínio, cobre ou latão. Usado para fixação permanente de duas ou mais peças.
Pino: Une peças articuladas. Uma das peças pode se movimentar por rotação.
Cavilha: Une peças que não são articuladas entre si.
Contrapino: um arame com forma semelhante de um meio-cilindro dobrado que faz uma cabeça circular e tem duas pernas desiguais. Impedem a saída do pino ou porca durante as vibrações das peças fixadas.
Parafuso: corpo cilíndrico roscado e uma cabeça de varias formas. As principais dimensões são: comprimento do corpo, da rosca, altura da cabeça, distancia do hexágono entre planos e arestas.
- Parafusos com porca: união entre peças com o auxilio de porcas e arruelas (chamado de passante);
- Parafusos sem porca: a porca é substituída por um furo com rosca.
-Parafuso Prisioneiro: possui duas roscas na extremidade, usado quando se precisa montar e desmontar parafuso sem porca em intervalos freqüentes.
-Parafuso Allen: feito com aço de alta resistência a tração. Furo hexagonal de aperto na cabeça. Usados sem porca e suas cabeças são encaixadas num rebaixo da peça, para melhor acabamento;
-Parafuso de fundação farpado ou dentado: feitos de aço ou ferro, usados para prender ao concreto ou alvenaria. Cabeça trapezoidal delgada e áspera.
-Parafuso auto-atarrachante: rosca de passo largo e corpo cônico. Pode ter ponta ou não e às vezes possui entalhes longitudinais com a funçao de cortar a rosca . Elimina a necessidade de um furo roscado ou de uma porca, ou a rosca corta o material preso.
-Parafuso para pequenas montagens: vários tipos de roscas e cabeças, usados em metal, madeira e plásticos.
Porca: formato de prisma ou cilindro, apresenta um furo roscado, são hexagonais, sextavadas, quadradas ou redondas e servem para dar aperto nas uniões de peças.
-Porca castelo: hexagonal com 6 entalhes radiais que se