peticao
O real problema se encontra nos interesses privados dos políticos, que mesmo com recursos oferecidos pela irrigação almejam beneficiar propriedades particulares, ao invés da grande população. O fato é que, independente das causas, os habitantes é quem vem sofrendo as consequências. Diante de um quadro como este, cabe, mais uma vez, perguntarmos: por mais quanto tempo os sertanejos irão sofrer com a falta de medidas preventivas para fenômenos previsíveis?
Com os abalos sofridos pelo povo em torno dos acontecimentos de 1930, a crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, a crise cafeeira, a Revolução de 1930, os romancistas de 30 caracterizavam-se por adotarem visão crítica das relações sociais, regionalismo ressaltando o homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, cidade, o homem devorado pelos problemas que o meio lhe impõe.
Nesse contexto, escritores modernistas como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos retrataram, através da arte, a dura realidade vivida todos os dias pelos retirantes nordestinos. Tendo como base tais obras literárias, a Amostra do Conhecimento nos permite projetar soluções que auxiliariam e melhorariam a vida de tantos “severinos”, arrasados por suas vidas secas.