Inseminação artificial
PROJETO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
Méd. Veterinário; MAURIVAM LASTA
PÚBLICO ALVO: PRODUTORES DE LEITE DO MUNICIPIO DE FOZ DO JORDÃO
INTRODUÇÃO
O município da foz do Jordão, esta localizado na região centro sul do estado do Paraná, possui área territorial de 223,63km2, altitude 738m, clima subtropical úmido, conforme dados do IPARDES possui 6.378 habitantes, e IDH de 0,689, e renda per capita de 154 R$. Segundo o portal ODM, 30% da população vivem em situação de extrema pobreza. Dos habitantes aproximadamente 3200 residem no perímetro rural, onde a atividade agrícola familiar é predominante, tem como principal fonte de renda lavouras temporárias, além de acentuada atividade leiteira. Segundo dados estimados da SEAB o município de foz do Jordão produz anualmente 1.950,000 litros de leite, firmando-se como a segunda maior atividade explorada no município perdendo apenas para a soja. Se investirmos em tecnologia poderá dobrar essa produção, com uso da inseminação artificial os produtores podem de maneira rápida melhorar as características de seus rebanhos tornando mais eficientes.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto justifica-se no que diz respeito à implantação de tecnologias de baixo custo e com excelentes resultados zootécnicos, desenvolvendo a atividade leiteira em nosso município, gerando renda as nossas famílias, melhorando o rebanho e incluído nossa região nos torneios leiteiros e exposições locais.
Além de dar expectativa, na geração de emprego através da criação futura, de agroindústria laticínios e cooperativas.
METODOLOGIA
A prefeitura municipal disponibilizara assistência técnica especializada, e através de um convênio com SENAR, iremos promover cursos de manejo de bovinos leiteiros e inseminação para os produtores, no intuito de preparamos para atendermos o objetivo do projeto.
A intenção é distribuir um botijão para cada associação, e de forma