INSALUBRIDADE
CAMPUS GILBERTO GIL
CURSO – Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
DISCIPLINA – Higiene do Trabalho: Agentes Químicos
ALUNO – MARCOS ALMEIDA SANTOS
Estudo de Caso – Análise de Ambiente do Trabalho – Contaminação de Pintores Profissionais por Metais Pesados Provenientes de Tintas e vernizes
Salvador, 31 de maio de 2014.
INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso se refere a um artigo elaborado por: Alexandre Santos Pimenta e Benedito Rocha Vital do Departamento de Engenharia Florestal; Gilvanda Silva Nunes e Cláudio Pereira Jordão do Departamento de Química, todos pertencentes à Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais. O artigo trata da contaminação de pintores profissionais por metais pesados provenientes de tintas e vernizes. Diante do artigo citado faremos um Parecer Técnico para determinar se o ambiente ao qual os profissionais estão inseridos é Salubre ou Insalubre. NORMAS TÉCNICAS
O Ministério do Trabalho elaborou normas técnicas a fim de regulamentar o mercado do trabalho a fim de promover a saúde e segurança do trabalhador. Todos os empregadores estão sujeitos a aplicação destas normas e o principal objetivo das normas é assegurar a saúde e segurança do trabalhador, observando que o ambiente de trabalho deve ser equilibrado.
A Norma Técnica que deve ser observada no presente Parecer Técnico é a Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), que trata das Atividades e Operações Insalubres.
ARTIGO
O presente artigo trata da contaminação de pintores profissionais por metais pesados provenientes de tintas e vernizes. Foi elaborado um estudo com relação a presença de metais tóxicos no ambiente de trabalho dos pintores. Foram analisados o chumbo (Pb), o cádmio (Cd) e o zinco (Zn), metais pesados presentes em tintas e vernizes.
NORMA REGULAMENTADORA Nº 15 – NR-15
A norma regulamentadora NR-15 traz em seu anexo 13 a afirmação que em relação a atividades de