Inquisição Medieval
ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E LEGAIS DA INQUISIÇÃO
Componente Curricular: História dos sistemas jurídicos
Turma: 22
Professor: RICHARD CRISOSTOMO BORGES MACIEL
Obra lida: Wolkmer, Antonio Carlos. Fundamentos de História do Direito/Antonio Carlos Wolkmer (Organizador) – 7. Ed. Belo Horizonte: Del Rey.
Componentes do grupo:
GUSTAVO OLIVEIRA GOMES
BRUNA ARANTES AFONSO VAZ
CÍNTHIA SILVA OLIVEIRA REZENDE
JOYCE ALVES DA SILVA
MARIA LUIZA DAHER ZAGO
Maio/2014Introdução
A Inquisição Medieval é um dos fatos mais controversos do período em que ocorreu. Entre os séculos XV e XVII aconteceu à caça às bruxas e aos hereges em toda a Europa Ocidental e suas colônias. Uma das principais justificativas para a perseguição da Igreja aos hereges foi apelar para a influencia religiosa nos tribunais da Inquisição no desenvolvimento do direito penal moderno, onde das principais contribuições da Igreja Católica para a constituição do Direito Moderno foram a dogmática jurídica e o processo por inquérito.
Para consolidar a supremacia judicial do direito canônico e centralizar a justiça, uma série de leis e decretos foram unidos pelas autoridades eclesiásticas até que a Igreja consolidasse a força jurídica na Baixa Idade Média e alcançasse assim um poder absoluto da autoridade Divina.
A necessidade de garantir a força da tradição Cristã é um dos argumentos para que a Igreja manipula-se as pessoas em relação aos seus próprios interesses, caracterizando assim, um problema político e uma estratégia de manter o poder.
Aspectos históricos e políticos O Cristianismo foi imposto pelo Império Romano justificando-se na afirmativa de ser a única religião verdadeira para a universalidade dos homens. Mas foi a partir de 313 d.C que a Igreja desempenhou papeis importantes na vida política da sociedade. Em sua versão moderna revela-se mais violenta apresentando dimensões políticas desenvolvidas