Inovação na gestao de processos
GESTÃO DE
Prof. Msc. Wladmir Motta
Currículo Resumido
Prof. Wladmir Henriques Motta. Mestrado em Engenharia de Produção – UFF Especialização em Engenharia de Planejamento – PROMINP Formação Engenharia de Produção – UFF
Experiência profissional em cargos Gerenciais, ao longo de 20anos, em empresas como: NOKIA, AMBEV, COCA-COLA, KAISER/MOLSON, SCHINCARIOL e ESSO BRASIELIRA DE PETROLEO.
Experiência acadêmica como coordenador e docente do curso de Engenharia de Produção da FACULDADE SENAI/CETIQT . Docente dos cursos de graduação em Engenharia de Produção e em Administração da Universidade Veiga de Almeida.
“Os novos modelos econômicos precisam incorporar o conhecimento como o fator essencial do processo de produção e geração de riqueza e não apenas como mais um fator de produção, pois o conhecimento tornou-se o recurso essencial da economia.”
(Drucker ,1994)
“A riqueza das nações funda-se muito mais sobre a propriedade do conhecimento, da técnica e do saber, do que sobre a propriedade dos recursos naturais”.
Papa João Paulo II
A Gestão do Conhecimento é vista como uma potencial solução para, pelo menos, três problemas contemporâneos: uma força de trabalho em processo de envelhecimento; um crescimento geométrico na capacidade tecnológica com o respectivo aumento da quantidade de dados e informações, que estão disponíveis aos gerentes, colaboradores e demais ‘interessados’ (stakeholders) na empresa; uma demanda por inovação crescente nos mercados, tanto no que se refere à demanda, como também ao encurtamento do ciclo de inovação.
O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento que é transmissível em linguagem formal, sistemática.
O conhecimento tácito, ou implícito, possui uma qualidade pessoal, o que o faz mais difícil de formalizar e comunicar.
A criação do conhecimento, sua difusão e incorporação aos produtos e serviços, é a base sobre a qual se constrói o sucesso das organizações.