A padronização dos processos produtivos e gestão da inovação
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo contextualizar a padronização dos processos produtivos, bem como a gestão da inovação que é essencial ás organizações. A pesquisa se dá através da análise do comportamento de pequenas empresas, com dados fornecidos pelo SEBRAE, onde indicam que 27% das Empresas Paulistas fecham as portas no primeiro ano; neste cenário, identificaremos os fatores relacionados à padronização dos processos produtivos e a gestão da inovação.
Abordaremos dois temas de grande relevância para as empresas, a saber: padronização dos Processos e Inovação dos processos produtivos e sua relação.
1. A padronização de processos produtivos consiste na elaboração de rotinas formalizadas em relação às atividades executadas numa unidade de trabalho.
2. Já o segundo tema está relacionado à Inovação dos Processos Produtivos. Porém, como identificar oportunidades e necessidades de melhorias nos processos produtivos padronizados? E, como inovar nos processos produtivos sem perde a padronização?
A forma mais comum de se inovar em processo produtivo é investir em novo(s) maquinário(s) ou melhorar substancialmente o já existente que afetará diretamente a padronização do processo atual. Mas só isso resolve?
Segundo a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) 2005 – que avalia a capacidade inovativa das indústrias nacionais, a maioria das aquisições de novos equipamentos é feita nas grandes e médias empresas e ocorre em menor escala nos micro e pequenos negócios (MPEs), que enfrentam maiores dificuldades de caixa e de crédito.
Sabendo das dificuldades das pequenas e medias empresas em investir em equipamentos, tem este trabalho, por finalidade apresentar algumas ferramentas que podem auxiliar na inovação dos processos produtivos, são elas o PDCA e Kaizen, trazendo grandes resultados de imediato nas empresas que não utilizam estas ferramentas.
Segundo o Lean Institute Brasil um