GESTÃO DA MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE
ENVIADO EM 31/03/14
1 – Relevância da Gestão de Manutenção e Confiabilidade. Ter conhecimento para o domínio de equipamentos, seus regimes de trabalho e processo de operação e deterioração, contribuindo para aumentar a confiabilidade de Ativos em diversos tipos de parques industriais; Conhecimento que contribui para Segurança Pessoal, Segurança e Qualidade de Processos, Saúde do Trabalhador e Meio ambiente. Conhecimentos estratégicos para otimização e melhorias, e aprimoramento dos investimentos em Manutenção.
2 – Como um processo tem Confiabilidade? Um processo possui confiabilidade quando realiza e mantém seu funcionamento em circunstâncias de rotina ou hostis e inesperadas. O sistema deve garantir sua funcionalidade de forma adequada, como previsto no projeto, por um período pré-determinado. Os estudos do número e modos de falhas, tempo de parada e manutenção são importantes para estimar o Up time (disponibilidade) do parque fabril.
3 – O que é um Sistema de Produção? Conjunto integrado de partes interrelacionadas para produção de bens e serviços. Engloba elementos como: matéria-prima, mão de obra, máquinas e equips., recursos financeiros, know how, tecnologia. Definido como Processo de Conversão para manufatura e Processo de Transferência para serviços.
4 – Quais são as “saídas” de um Sistema de Produção? No fim do processamento, nas saídas teremos produtos ou serviços, que geram resultados, sejam eles bons (lucros) ou ruins (prejuízos).
5 – Escreva sobre a Classificação dos Sistemas de Produção. A classificação dos sistemas de produção é dada pelo grau de padronização do produto, tipo de operação que ele sofre e natureza do produto.
Padronização: produto padronizado; produto sob medida;
Natureza do produto: Bens (tangíveis) e Serviços (Intangíveis);
Tipos de operação: Contínuos (produção de bens/serviços que não podem ser identificados individualmente, alta uniformidade) e Discretos