Gestão da inovação
Cultura e Educação para Gestão da Inovação
Trata sobre estratégias e framework do Instituto Inovação para se estabelecer sistemas de gestão da inovação em empresas.
A literatura sobre o tema e nossa experiência sobre o assunto indicam que não há um modelo pronto ou estático de gestão da inovação que seja de ampla aplicação e se adapte a todas as empresas. Em suma não há uma “receita pronta” ou método fácil e de rápida implantação.
Existem aspectos da cultura em uma organização que podem minar o surgimento de um sistema interno de gestão da inovação, ou acolhê-lo. A cultura não pode ser desconsiderada por uma organização que deseja inovar. A implantação de um sistema de gestão da inovação que gere resultados necessariamente passa pela cultura organizacional.
Tendo vivenciado isso, o Instituto Inovação desenvolveu uma metodologia denominada “cultura e educação para a gestão da inovação” que se propõe a implementar efetivamente um sistema de gestão da inovação, que seja alinhado com a cultura interna da empresa. A proposta é criar um processo aderente a empresa, construído por todos e de uso real das pessoas.
Mas como?
Normalmente, o processo passa por algumas etapas: diagnóstico participativo; desenvolvimento de competências para inovação; construção de uma visão de inovação; implementação do modelo. Algumas metodologias são utilizadas nessas etapas: EMBATE, MBI, Grupos de Construção. Tudo isso é circundado por aspectos intrínsecos à organização. A consideração desses aspectos durante a construção do sistema de gestão da inovação é condições básicas para o sucesso: a obtenção de um sistema de gestão da inovação que gere resultados.
Este framework ilustra bem o processo que o Instituto percorre para implementar o sistema de gestão da inovação na empresa:
Abaixo, Renata Horta, que coordena o Programa de Educação e Cultura para Inovação comenta cada etapa:
Diagnóstico participativo – Metodologias de pesquisa que permitem a