Como funciona o bombeio centrifugo submerso
Trigonometria (do grego trigōnon "triângulo" + metron "medida") é um ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos de dois lados de um triângulo retângulo (triângulo onde um dos ângulos mede 90 graus), para diferentes valores de um dos seus ângulos agudos. A abordagem da trigonometria penetra outros campos da geometria, como o estudo de esferas usando a trigonometria esférica.
A trigonometria tem aplicações importantes em vários ramos, tanto como na matemática pura, quanto na matemática aplicada e, conseqüentemente, nas ciências naturais. A trigonometria é comumente ensinada no Ensino Médio.
Relações Trigonométricas
As relações entre os valores das funções trigonométricas de um mesmo arco são denominadas relações trigonométricas.
Observações:
a) cotg x = co-tangente de x
b) sec x = secante de x
c) cosec x = co-ssecante de x
Aplicação
Simplificar a expressão:
1 – sen x . cos x . tg
Aplicação
Calcular sen 75°.
Solução:
Podemos observar que 75º = 30º + 45º; logo sen 75º = sen (30º + 45º). A partir da fórmula, temos:
sen (30º + 45º) = sen 30º. cos 45º + sen 45º . cos 30º =
Equações Trigonométricas
Quando encontramos função trigonométrica da incógnita ou função trigonométrica de alguma função da incógnita em pelo menos um dos membros de uma equação, dizemos que esta equação é trigonométrica.
Exemplos:
1) sen x + cos x = e sen 2x = cos2 x são equações trigonométricas.
2) x + ( tg 30º) . x2 e x + sen 60º = não são equações trigonométricas. Dizemos que r é uma raiz ou solução da equação trigonométrica f(x) = g(x) se r for elemento do domínio de f e g e se f(r) = g(r) for verdadeira.
Na equação sen x - sen =0, por exemplo, os números são algumas de suas raízes e os números não o são. O conjunto S de todas as raízes da equação é o seu conjunto solução ou conjunto verdade. Quase todas as equações trigonométricas, quando