Diagnóstico socioambiental da sub-bacia hidrográfica do goiti em palmeira dos índios
9836 palavras
40 páginas
DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO GOITÍ EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-ALGênisson AMORIM FLORÊNCIO
GIDEON DE ARAÚJO ALVES
RESUMO
As modificações na sub-bacia hidrográfica do Goití em Palmeira dos Índios, alerta para uma crescente degradação provocada pela urbanização desordenada, onde a população do Municipal ignora a situação de descaso e degradação do meio. Tanto na zona rural (terra indígena) quanto na área urbana, são muitos problemas provocados ao meio ambiente, configurando crime e desrespeito contra a natureza. O manejo do solo é feito de forma inadequada, pois não estão sendo seguidas as leis criadas para preservar o mesmo. Na área onde foi realizado o estudo, são observados casos de desmatamento, poluição das águas e dos solos, despejo de esgoto, lixo, plantações irregulares pastagem, substituindo a Mata Ciliar, queimadas e erosão. No alto da serra da Cafurna, em propriedade indígena, percebemos uma mudança na paisagem descrita anteriormente em relação preservação da floresta, os índios conseguem cuidar da natureza com atenção, usam pequenas áreas na mata para a prática da agricultura de subsistência, mas como a comunidade cresce, também já aparecem sintomas de degradação na reserva ambiental indígena. Diante da realidade atual é notável que existe uma necessidade de tomada de medidas emergenciais para solucionar os impactos ambientais na área, pondo em prática o que foi criado no Plano Diretor do município.
Palavras-chave: Degradação, Sub-bacia Hidrográfica, Poluição, Propriedade Indígena.
INTRODUÇÃO
Para garantir sua sobrevivência, o ser humano tende a modificar continuamente o ambiente, preocupando-se especialmente em aumentar a produção de bens. Muitas vezes usando os recursos naturais sem as devidas precauções levam ao desequilíbrio. Na verdade a sociedade moderna capitalista é muito complexa, pois ela é a maior responsável pelos problemas de ordem natural que atingem a todos os seres.