Inovação na Cadeia de Abastecimento
Pesquisas sobre redes de abastecimento destacam os benefícios operacionais de gerenciamento eficiente de uma rede de abastecimento. Empresas como Toyota e Schneider Electric foram criando e reavaliando as suas redes de abastecimento para manter a eficiência no inventário, melhorar a qualidade do produto, melhorar o desempenho da entrega, atenuar as interrupções da cadeia de abastecimento e aumentar a lucratividade. A rede de abastecimento de uma empresa também foi vista como uma fonte de inovação. As empresas cada vez mais reconhecem as vantagens do aproveitamento da capacidade de inovação dos seus parceiros da rede de abastecimento para influenciar a sua inovação.
O estudo aborda duas questões de investigação inter-relacionadas: em primeiro lugar, o que é a associação entre a estrutura da rede de abastecimento da empresa e a inovação dos seus outputs, e em segundo lugar qual o moderador da capacidade de absorção da empresa e a capacidade de inovação do seu parceiro de rede de abastecimento em jogar na associação entre as características estruturais da rede de abastecimento de uma empresa e a sua inovação de outputs.
O estudo está organizado da seguinte forma. Na seção 2, discute-se a bibliografia sobre inovação, gestão da cadeia de abastecimento e redes e desenvolver hipóteses relativas a características estruturais de rede de abastecimento para a inovação de outputs. Descreve-se a metodologia de pesquisa na seção 3 e a análise empírica e resultados na seção 4. Na seção 5, discute-se a pesquisa de localizações, implicações para a teoria e praticantes e oportunidades de investigação futura. Por último, a conclusão do estudo apresenta-se na secção 6.
Desenvolvimento de conhecimentos e hipóteses teóricas As cadeia de abastecimento têm se tornado cada vez mais complexas e interdependentes, tendo uma abordagem da rede diferente e com uma visão mais rica, considerando as várias interações entre empresas na rede de abastecimento. As redes de